A Aramis é uma marca brasileira de roupas fundada em 1995. É um negócio focado no público masculino, no mercado de venda direta para os consumidores. Atualmente a Aramis conta com mais de 90 lojas e presença em torno de 1000 multimarcas. No âmbito digital a loja possui mais de 400.000 visitas mensais, sendo aproximadamente 70% dessas visitas vindas do mobile. Com o objetivo de melhorar a experiência de navegação do usuário, a Eshopper realizou uma análise do front-end do site da Aramis e desenvolveu um diagnóstico com mais de 40 recomendações de melhoria para serem implementados no ecommerce.
Motivações da análise ESHOPPER
A Aramis passou por um grande momento de reestruturação de operação no ecommerce desde 2019, melhorando questões como sortimento, estrutura de time e logística, crescendo mais de 900% entre 2019 e 2021. No entanto, foi observado uma estagnação em termos de resultados no último ano, sendo assim, tornando necessário a análise de outras verticais de uma operação de digital, como por exemplo a usabilidade e experiência na jornada de compra.
Nesse sentido, a Aramis em conjunto com a Eshopper fez um trabalho de priorização das melhorias que eram necessárias serem feitas no ecommerce da marca, ajudando a marca a voltar o crescimento acelerado que estava tendo.
O olhar externo de especialistas em UX permitiu que a Aramis identificasse pontos de oportunidades em etapa da jornada do consumidor, possibilitando quick wins para implementação, tornando o ecommerce mais competitivo no mercado.
Análise ESHOPPER
De acordo com a metodologia Eshopper foi mapeado mais de 40 oportunidades de melhoria no site da Aramis, em todo jornada de compra, desde a Homepage até o Carrinho e Checkout, elencou-se os critérios de maior prioridade e iniciou as implementações das sugestões ESHOPPER.
Foi identificado o problema de "flicking" no menu de categorias A homepage é o primeiro contato que o usuário tem com o site, logo a experiência deve ser a mais agradável e útil para que ele se sinta com vontade de iniciar a navegação.
Anteriormente o menu dropdown de categorias era difícil de fechar, pois esse ocupava a tela inteira da navegação. Assim, caso o usuário quisesse fechar as subcategorias, ele só conseguia se houvesse o scroll na página, configurando uma navegação não fluída desde o primeiro contato com o site. Tal problema foi resolvido encurtando o menu dropdown, possibilitando que o usuário fechasse o menu apenas tirando o mouse daquela posição.
Com essa implementação foi identificado um aumento de mais de 126% em Página/Seção, ou seja, agora o usuário se sente mais confortável em iniciar a navegação
Indústria
Moda e AcessórioMercado
Brasil+26%
de cliques em filtros+15
interações de imagens+5,26%
Em taxa de conversão+126%
Em Página/Seção
